sábado, 27 de agosto de 2011

Super Heróis

Quando trabalho em uma criação, gosto de ficar pesquisando na net elementos das ideias que eu tenho, em busca de inspiração ou para ver se alguém ja teve minha ideia primeiro. Costumo fazer iso com NOMES e DESIGN de imagens que crio. Recetemente, enquanto eu navegava na internet, fiz uma pesquisa me deparei com um arquivo contendo muitos desenhos meus que não autorizados serem divulgados a esmo na internet. Esses ditos arquivos, (eu lembro que passei para que um amigo IMPRIMISSE pra mim o material e ele pediu pra fazer as fichas de RPG desses personagens). Como os desenhos dos personagens também seriam utilizados em RPG (futuramente) eu dei carta branca pra ele FAZER AS FICHAS e depois me repassar. pra gente discutir o projeto A partir daí, tanto eu como ele ficamos ocupados em outros trabalhos e problemas, mas ele acabou me repassando as fichas de personagens e um pouco mais do que eu pedi. 
PORÉM, meu colega acabou utilizando meu material as fichas em foruns de discursão de RPG da Jambo Editora, que publica o jogo Mutantes e Mastermindes no Brasil. Meu colega postou o arquivo no 4shared nos links
http://dc159.4shared.com/img/V5nBXJv6/preview.html 

Meu colega NÃO fez por mal, E NEM a Jambo editora tomou conhecimento ou se tomou NÃO tirou proveito do fato (o que prova o profissionalismo e etica da instituição). Mas o fato é que o material foi posto na internet SEM MINHA autorização e ficou vagando como se não tivesse dono. Quando mostrei meu portfólio com desenhos de herois pra pessoas da área publicitária, me disseram que JÁ CONHECIA M o material, e que outra pessoa ja havia mostrado pra eles. A VERDADE é que tive que provar que fui eu que criei esses personagens. Me aconselharam a divulgar logo os desenhos e expô-los com minha autoria antes que alguém me roubasse a idéia e ganhasse dinheiro com isso.

Os desenhos em questão são de um projeto de livros de Super Herois, que inicialmente começou com campanhas de RPG, na qual estávamos testando sistemas de regras experimentais livres (no caso do D20 Sistem e no Sistema de Mutantes e Masterminds). 
O projeto de RPG que deu origem aos personagens e a história dos livros que estão em fase de finalização se chama Supers: A Nova Geração e a galeria de personagens componentes da história estão logo abaixo:

capa do livro do projeto

 Alguns desses personagesn foram criados por outras pessoas que trabalham com projetos de RPG a longos anos, e que me foram cedidos para fazerem parte do universo de histórias de Supers: A Nova Geração. Esses criadores são Arusha Wallberg, JP Leão, Eduardo Nolasco, Karen Laborda e Slovik Monteiro. Futuramente postarei a biografia dos personagesn  com seus respectivos criadores. Até lá gostaria apenas que aqueles que visitassem o blog ficassem atentos ao fato e divulgassem que esses respectivos personagens (com seus nomes, aparência e caracteristicas) são personagens de Supers: A Nova Geração, de autoria de Marcelo "Marc" Gadelha, com a contribuição de muita gente séria que se comprometeu com esse projeto.

PS: As imagens estão liberadas pra serem salvas ou copiadas para uso caseiro, desde que divulgada a autoria (Marc Gadelha) e a origem delas (marcgadelhadesenhosblogspot.com) aqui no blog. Estão proibidas o seu uso comercial ou com fins lucrativos sem o devida autorização.

 MARC GADELHA

13 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho muito bom
    a proposito esses personagens ja tem histórias?
    att/Davi

    ResponderExcluir
  2. Sim possuem. Tem um grupo de 4 pessoas que estão compondo argumentos pra RPG e livros novelas. Estão em produção e já tem pessoas interressadas na publicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo que se percebe seu desenhos seguem um pouco os tracos da marvel. onde estão disponiveis os livros novelas.
      Davi

      Excluir
    2. Obrigado pelo interesse Davi. Em breve esse material sai.
      Uma vez, as imagens vazaram e foram parar na net sem meu conhecimento, devido a um vacilo de um amigo em um forum de RPG. Quando eu apresentei pro meu primeiro interessado, ele dise que ja conhecia as imagens na internet.Tive que provar que eu tinha criado esses personagens. Isso atrasou todo o processo. O material escrito não vazou e tá registrado junto com as imagens, mas o impacto do "algo novo" já nã existia mais. Perdi a força de barganha por isso. O projeto era lançar primeiro uma novel simultanea a um RPG com o universo cenário + suplementos on line gratuitos. Eu tinha um pré-contrato acordado, mas eu também queria disponibilizar os personagens para outras mídias como HQs, cartoon e briquedos. o problema era que na politica editoral eu perdia esse poder de decisão, porque os personagens passavam a ser também da editora uma vez que seriam lancados nela.Eis o problema, eis a demora.
      Eis a solução: Abrir firma, publicar por conta propria (uma tiragem limitada), lançar por conta própria em outra midia (anime ou HQ), e tendo uma boa repercussão, eu posso fechar um contrato mais favoravel pra mim, com qualquaer editora, sem perder o controle dos personagens.
      Sacou como é que funciona as leis de Direitos Autorais. Pois é, elas funcionam pras editoras, não pros autores. Por isso a demora, por isso todo esse contorno.
      Mas se Deus quiser esse negócio sai.
      Abraços amigo.

      Excluir
    3. Obrigado e Boa Sorte!!!!!!!!

      Excluir
  3. muuuuuuuuuuuuuuuito leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeegal bons desenhos amigo

    ResponderExcluir
  4. Desde criança eu venho criando diversos super-heróis e vejo que dentre os que fazem parte do seu projeto alguns também constam no meu Universo de Heróis, como "Os Desafiadores" e os "Rebelions !" (o meu grupo é grafado com "!"). Interessante como quem gosta de super-heróis geralmente tem pensamentos e idéias parecidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante mesmo, Léo.
      Todos os fãs e leitores de HQ tem seu próprio universo de heróis desde criança. Mas isso é bastante comum porque bebemos todos da mesma fonte: MARVEL, DC, ANIMES, CARTOONS e filmes de ficção e porradaria...
      Mas fique tranquilo quanto aos nomes dos grupos, eles são preliminares e não definitivos.
      Nunca pare de criar seus personagens e se inspire sempre que puder.
      Valeu pela presença e até mais.

      Excluir
    2. Não existe só Marvel e DC comics, mas compreendo que o mercado brasileiro nos tirou nossos próprios super-heróis, enterrando-os com altos impostos e cargas tributárias.

      Excluir
    3. Dessa forma, abrindo caminho para os enlatados estadunidenses.

      Excluir
  5. Faz um super heroi de acibilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc nunca pensou em trabalhar com tema de velho oeste? ouvi falar de um quadrinho que adaptou a historia da excalibur como uma arma de fogo nesse clima de faroeste.

      Excluir