sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Omni-man Em Processo...

Recentemente um colega de profissão desacreditou que eu realmente desenhasse TODAS essas imagens de personagens, que constantemente posto aqui no blog. Ele disse ter visto esses desenhos em muitos lugares  e que provavelmente eu os teria tirado de algum lugar.  Eu falei que era verdade. Mas NÃO NOS TERMOS que ele pensava. Em ALGUNS desenhos dos personagens (que NÃO são meus), eu faço através de uma técnica própria, me utilizando da estrutura em preto e branco do desenho. Explicando melhor:  
Eu pego a imagem ou pedaço da imagem de uma revista passo pra preto e branco e altero do jeito que eu quiser. Mas faço isso apenas com pedaços de imagens  retiradas de HQs, e NUNCA, com desenhos autorais de personagens conhecidos ou desconheidos, de artistas conhecidos ou não. Eu respeito meus colegas de lápis. Vejam a sequência abaixo.


Me utilizando do personagem Omni-man criado por Robert Kirkman e Cory Walker, para a revista Invecible da Image Comics, vou explicar melhor como é o processo.

PASSO 1: Capture a imagem a ser trabalhada e algumas outras de referêcia;

PASSO 2: Faça uma cópia da imagem a ser trabalhada e use a original como referência. Use o Photoshop ou PhotoFiltre. Tanto faz.

PASSO 3: Retire a cor da imagem respeitando apenas o contorno do personagem. Pode usar varinha de seleção e deletar a cor, pode usar o pincel ou o balde de cores, ou ainda mudar para escala de cinza ou modo monocromatico, Enfim faça como achar melhor, mas passe para preto e branco.

PASSO 4: Recorte tudo ao redor da sua imagem de trabalho, deixando o fundo branco (white background);
Feito isso, então salve a cópia editada do desenho em Bitmap ou JPG, e se livre do excesso de imagens deixando apenas a original e a editada em preto e branco.

PASSO 5: Escolha no máximo duas imagens de referêcia para ajustar "os detalhes" a serem inseridos no  arcabouço em preto e branco. Insira os detalhes utilizando Lapis, Pincel, Bastão, ou como conseguir fazê-los. E vá ajeitando o arcabouço em preto, a medida que precisar. 

PASSO 6: Quando o arcabouço em preto estiver pronto com todos os detalhes, então é só colorir. 
Para colorir utilize a ferramenta conta gotas para capturar a cor mai aproximada do personagem. Nunca confie apenas na sua paleta de cores. Caso tenha duvidas na cor exata, crie cópias em preto e branco e e vá experimentando vários tons, se quiser.

 PASSO 7: O sombreamento pode ser feito no Photoshop, utilisando uma camada (layer) e pintando em cima com uma cor mais escura (eu acho melhor), mas pode ser feito no Photo Filtre se você usar a Poligono ou o Lasso de seleção.


 PASSO 8: Sombreie todo o desenho e todas as cores, não faça apenas o que a preguiça deixar. Salve tudo e continue de onde parou em outra ocasião, mas se preocupe com o acabamento.
Após concluir o desenho, salve em JPG,PNG,  ou Bitmap mesmo (em Bitmap fica muito pesado dependendo do tamanho da imagem).

Por fim o resultado final e esse ai
Nem parece que foi recortado da imagem original. É só comparar. Quem quiser pode vetorizar e usar como achar melhor. Só faça a referência ao marcgadelhadesenhos.blogspot.com  e ao Cory Walker, pois é o traço dele que tá no desenho. Tudo OK, então?

Ás vezes acho que saia mais rápido se eu desenhasse a mão e passasse pro computador. Que falta faz um scanner...
Até a proxima!!!

Marc Gadelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário