sábado, 16 de novembro de 2013

O Universo Expandido de STAR WARS


De modo geral e resumido. O Universo Expandido é o conjunto de todas as obras: livros, games, comics, cartoons, e todas outras mídias oficialmente licenciadas pela Lucas Arts, que complementam o universo de Star Wars, mas que “NÃO” foram mostradas nos filmes de George Lucas.
O “E.U.” vai de 25 mil anos antes de Ameaça Fantasma  até 137 anos após o Retorno de Jedi. É tempo pra caramba.
 
Apesar da primeira "obra complementar" ao cenário de George Lucas ter surgido em 1977 (com o livro
“Splinter of the Mind’s Eye”, de Alan Dean Foster), o U.E. só ganhou essa nomenclatura na década de 90, quando a editora Bantam solicitou a Lucas Films permissão para continuar a saga da Aliança Rebelde, após os acontecimentos do filme "O Retorno de Jedi", e enviou rascunhos de vários de seus escritores, entre eles o escritor TimothyZahn, que acabou por ser escolhido para escrever a continuação literária da saga. Zhan é autor da famosa Trilogia de Thrawn.   

MAS O QUE É OFICIAL FORA OS EVENTOS DOS FILMES?

Bem...existe o CANON oficial da saga criado por Allan Kausch, antigo editor de continuidade da Lucas Film, e Sue Rostine , editora de ficção e quadrinhos da Lucas Books. Segundo eles e a pedido do próprio 
Lucas a coisa segue assim:

1 Primeiro: Filmes da Trilogia Nova + Trilogia Clássica.
2 Segundo: Shows de TV e Animações (Clone Wars, Ewoks,etc.)
3 Terceiro: Games, Comics, Livros, RPG, Cards, etc.
4 Quarto: Os demais materiais promocionais que utilizam a história.

Além de existir a classificação “HOLOCRON” sobre a relevância da obra dentro do cenário de Star Wars. O Holocron é o nome do banco de dados, criado em 2000 por Leland Chee para rastrear os elementos de continuidade do Universo Expandido  para que datas e eventos seguissem uma uniformidade coerente.

G- (George) é o canon absoluto. Tudo que Lucas criou diretamente.
T-(TV) é referente aos show de TV (animações e TV filmes) que Lucas produziu.
C- (Continuity) tudo que for complementar no Universo Expandido e contribua preenchendo lacunas, mas não entre em conflito com os “movies” e TV shows.  Nomes como Coruscant e personagens como Ayla Secura e Quinlan Vos surgiram aqui e subiram pro G-Canon.
S-(Secundari) os materiais disponíveis para serem usados ​​ou ignorados como necessário por autores atuais de contos, games, RPG  e etc, mas que não incluem nada de especial a franquia.
N-(No Canon)  Tudo que entrar em conflito cronológico  com os demais.
D-(Detours)  usado para todo o material vindo de Star Wars Detours, que são curtas de comédia, dentro do universo de SW entre o episódios III e IV .

LICENCIAMENTO DE OBRAS

Howard Roffman, presidente da Lucas Licensing, era o responsável pelo licenciamento e merchandising de produtos de Star Wars (Inclusive o UE), até 2012, quando a Disney Company comprou a Luca films.
Todas as licenças são agora emitidas somete pelos subescritórios da Disney. As editoras Del Rey e Dark Horse tiveram sua licença espirada no fim de 2013 e todo material relativoa  publicações de Star Wars voltará para as mãos da Marvel sob a tutela de Dan Buckley, editor e presidente da Marvel  Books.
Games de Star Wars serão produzidos pela Eletronic Arts e não mais pela Lucas Arts, que foi reduzida a 10 pessoas no total. Com o fechamento da Lucas Animation, as animações  serão responsabilidades da Pixar, enquanto os  filmes serão responsabilidade dos  Estúdios Disney. E assim vai...


QUAIS AS PRINCIPAIS OBRAS DO UNIVERSO EXPANDIDO DE STAR WARS?

OS PRINCIPAIS LIVROS

Livro dos Sith (2012); e O Caminho Jedi (2013), de Daniel Wallace

OS PRINCIPAIS GAMES



OS PRINCIPAIS QUADRINHOS




O essencial é isso aí pessoal....
Claro que existem bem mais coisa nova sendo lançada recentemente (coisa de um a dois anos pra cá...) como o Livro sobre Darth Plaguies (Mestre de Darth Sidius), a novelização de Darth Revan e a edições recentes de Star Wars Comics , mas o que deu origem e corpo ao Universo Expandido de Star Wars foi isso aí.
Fiquem atentos, que o próximo post será sobre a: 
CRONOLOGIA DO UNIVERSO EXPANDIDO

Vida longa e prospera.....ups!! Foi mal....

Nenhum comentário:

Postar um comentário